Tolerância

Ontem liguei para um amigo, estava puto comigo. Eu deixei de comparecer a um bar que tínhamos marcado para ir momentos após deixarmos um churrasco. Obviamente estávamos bêbados.

Poster do filme - "Um dia de fúria" - tolerância zero!

Poster do filme - "Um dia de fúria" - tolerância zero!

Minha namorada se cansou e quis ir embora, comprei dois engoves, fui para casa e capotei de sono. Dormi.

Não escutei celular e mesmo que o tivesse ouvido, não atenderia.

Ontem ele reclamou. Disse que ficara com a namorada por meia hora esperando para entrar no bar e beber e no fim foram embora.

Não respondi a ele. Talvez ele estivesse certo, eu deveria ter tentado mesmo bêbado, deveria ter ligado. Ele estava certo, é verdade.

Porém a desproporção do sabão que me passou me causou estranheza. É provável que estivesse com problemas pessoais, é provável que estivesse chateado com alguma coisa, talvez não estivesse ontem num bom dia, é escusável.

No entanto, eu gostaria que ele medisse a palavra ou ao menos o tom…não creio que causei algo que tenha alterado sua vida ou que lhe trouxesse problema, é verdade, foi um desrespeito, mas tolerável.

O ser humano é cheio de vaidades, temos que agir com extremo melindre, tratar como um cristal para que não se quebre em vários pedaços de ofensa.

Claro que a educação é necessária, o respeito ao amigo e à amizade, mas a desproporção no trato por algo ínfimo é inaceitável.

No fim, eu acabei não falando nada, brinquei, considerei mais interessante deixar passar porque as palavras dele foram impensadas e sei que não pensou antes de proferi-las.

O desabafo aqui é melhor, não ofende, não cria problemas e não causa indisposição entre as pessoas…em dias em que a tolerância é crucial no para a convivência harmoniosa com as pessoas.

Deixe um comentário

