Glauco

Um adeus a Glauco - desenho de Caio Schiavo.

A morte do cartunista Glauco foi uma das notícias de maior repercussão na mídia na última semana e não sem motivo, Glauco era merecidamente um dos mais festejados da categoria.

O fato me chocou por dois motivos, primeiro a forma como foi e segundo a enorme miscelânea que a imprensa fez nesse caso.

Glauco teria sido assassinado por um ex-participante de sua seita religiosa Céu de Maria, criada pelo próprio Glauco, em que os frequentadores tomavam o chá de Santo Daime para obter a iluminação.

O chá é conhecidamente um alucinógeno liberado para fins religiosos e há pessoas que recriminam seu uso justamente porque tem efeitos de qualquer outra droga e outros que consideram que possui propriedades puramente de elevação da alma. Não tenho opinião formada.

O que me intriga é que em novembro de 2009 a mídia execrou o chá de Santo Daime e seus usuários quando um rapaz em Goiânia morreu após fazer uso da bebida, insinuando a mídia que a bebida seria caracterizada como tóxico e seu uso poderia causa problemas aos usuários e que ninguém mais deveria utilizá-la porque era droga.

Logo que a notícia da morte de Glauco se propagou na internet, a primeira versão era de que o cartunista teria sido assassinado por um assaltante. Foi o suficiente para inúmeros blogueiros e twitteiros se manifestassem contra a violência no país, alarmando que estava demais e que assim não poderia continuar…como se só quando alguém conhecido ou do meio fosse importante o suficiente para dar elevado destaque a esse tipo de notícia e ao hasteamento da bandeira pela paz!

Pouco depois a versão da morte de Glauco foi mudando…um rapaz que frequentava a seita criada por Glauco teria atirado no cartunista e em seu filho, por motivos desconhecidos ainda. Parece que ele alegava ser Jesus Cristo – realmente o cara agora será crucifacado por todos, mas passa longe da figura do Filho de Deus -, e que por descontrole começou a atirar.

A questão para mim é mais profunda.

Ninguém mais falou ou execrou o tal do chá de Santo Daime, ninguém mencionou que o rapaz pode ter tido seu neurônios exterminados pela bebida, alegaram que ele aparentava estar drogado, como se o chá de Santo Daime não tivesse propriedades tóxicas! Ninguém falou nada que o rapaz pudesse estar sob os efeitos da bebida porque isso mancharia a imagem do cartunista…porque falariam – “Viu, experimentou do próprio veneno…” – que segundo alguns, não é veneno.

Não estou recriminando a bela atitude do cartunista Glauco de tentar recuperar drogados, não estou julgando seu história, muito menos sua utilização do mencionado chá…estou criticando o comportamento da imprensa que sempre têm posições de acordo com seu interesse, manipulando o povo que possui pouca ou nenhuma instrução.

Quero entender se o chá de Santo Daime é ruim porque mata pessoas ou porque seus efeitos causam alucinações e delírios que podem levar a matar outras ou se o chá é bom porque um cartunista competente e famoso o utilizava. Por favor, me expliquem!

Quero entender também se o apelo de violência só vale quando o assunto é assalto a famosos ou se também vale no caso do próprio famoso ter ajudado a criar esta tocaia que a vida lhe armou?

Não ouvi ninguém comentando que o próprio cartunista pode ter desenhado seu destino quando passou a estimular drogados a consumir outro tipo de droga ao tentar fazer com que eles deixassem seus vícios…só queria que a imprensa em si me esclarecesse os porquês deste silêncio.

Muitas vezes me parece que a imprensa fica nua fingindo ser transparente, quando na verdade sua nudez só procura desviar a atenção real dos fatos para aquilo que lhe interessa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s