Manoel e o Macaco

Manoel, ofendido por Danilo.

No jogo de ontem entre Palmeiras e Atlético Paranaense pela Copa do Brasil, o zagueiro Danilo do time alviverde, após um entrevero dentro da área durante um escanteio, esbravejou ao zagueiro adversário Manoel:

– Macaco do caralho!

Manoel ofendido ficou com cara de espanto no momento e após a partida dirigiu-se até uma delegacia para realizar a lavratura de uma ocorrência e o fez acertadamente!

A atitude de Danilo é reprovável, além de ridícula, indigna ao nosso futebol que possui atletas de várias raças…aliás, o país é uma mescla maravilhosa de raças! Danilo nem nega o fato, aliás, não poderia (http://migre.me/xbRB).

No entanto, o fato já se encontra sob os cuidados de uma autoridade policial e deve ser devidamente analisado e investigado…o que me causa dúvida agora é se o STJD irá punir o jogador pela declaração ofensiva.

A bem da verdade, não acho que o STJD deveria ficar se metendo com punições oriundas de vídeos sem que as mesmas não estejam descritas na súmula do árbitro…mas já que o fazem, este insulto, esta injúria, esta ofensa de Danilo não pode passar em branco…

O que é mais ofensivo, afirmar que forçou uma expulsão, dizer que o árbitro da partida estava com más intenções ou ter uma atitude racista como esta?

Não é crível que isto não venha a sur ao menos analisado pelo STJD pois não é o primeiro caso de racismo no futebol brasileiro e deve mostrar que o órgão máximo de nossa arbitragem se preocupa com a dignidade da pessoa humana, aliás, por mera coincidência o Palmeiras é treinado por um dos protagonistas de cenas de racismo mais famosas em nossos campos…o que não quer dizer nada e é uma simples coincidência mesmo!

A punição na minha opinião deveria ser idêntica a de uma agressão física, pois pode não ter doído no corpo de Manoel, mas com certeza feriu a sua alma, sua honra e dignidade…e isso Danilo nunca mais reparará!

4 respostas em “Manoel e o Macaco

  1. Não considero isso um caso de racismo. Não é porque alguém chama um obeso de elefante, que quer dizer que ele ODEIA os obesos. Racismo é um tendência de pensamento onde se acredita que uma raça seja superior ou inferior a outra. O que ocorreu foi uma injúria, como tantas que são praticadas em todas as partidas de futebol. No caso em si, a cabeçada e o pisão praticados pelo santificado Manoel, tornaram-se algo normal em detrimento do “xingamento” de que foi vítima. Escrevi xingamento com aspas, pq não acredito nem que chamar alguém de macaco seja um xingamento, já que eu adoro os macacos, pois são animais muito inteligentes e simpáticos.

    • Eu entendo que o fato de chamá-lo de MACACO dá uma conotação de ofensa racista sim…
      algo como – “você é negro e o fato de ser negro diz que é inferior a mim!”.
      mas, claro, posso estar errado, mas foi o que me pareceu.
      Valeu por conferir o blog!
      abraços

  2. Pode ser. Uma vez me chamaram de branquelo. Será que eu deveria ter ido à delegacia?
    Ou quem sabe se eu usar uma camisa 100% branco, ou ORGULHO BRANCO, estou sendo racista? O contrário pode? Cotas para negros, não é racismo?
    Questões complexas né meu camarada!?
    Me parece tudo uma questão de postura, quando o Manoel se ofendeu com isso, ele próprio se colocou como inferior.
    Abs

Deixe um comentário

