O SER HUMANO É MUITO HUMANO

Após 06 anos do terremoto de 7.º na escala Ricther que destruiu o Haiti em 2010, novamente o país localizado no Caribe chora as perdas de outro desastre natural, foi vitimado pela ação do Furacão Matthew que é responsável pela morte de mais de 1.000 pessoas até o presente momento.

Muitos países, entidades não-governamentais e até particulares se sensibilizaram e se prontificaram a ajudar a reconstruir o país, seja com mantimentos e vestuário, enviando recursos humanos para cuidar das vítimas ou recursos financeiros.

É o ser humano se mostrando humano.

Por outro lado, é do Haiti que partem inúmeros imigrantes para Estados Unidos, Europa e Brasil a fim de buscar uma qualidade melhor que em seu país assolado por guerrilha civil.

No entanto, os haitianos encontram enorme resistência e preconceito na tentativa de inserção social, sendo tachados de párias sociais, desordeiros e vagabundos, a situação deles no Brasil não é diferente e há pouco se viu até notícias de atos de violência contra tais imigrantes.

Quem já morou  fora do país em situação ilegal, sabe que a clandestinidade traz dificuldades que só a solidariedade e humanidade da população local podem minimizar, mas ainda assim se vê um tratamento injusto e desigual com este povo e outros em situações similares.

É o ser humano se mostrando humano.

A compaixão e a intolerância não têm limites, uma pena que caminhem lado-a-lado quase na mesma proporção.

Porém, mais triste ainda é perceber que muitas pessoas apenas se solidarizam quando os necessitados  não estão ali, batendo à porta de sua casa, procurando emprego em seu bairro ou pedindo um prato de comida no seu quintal; dar suporte ao sofrimento dos haitianos que perderam seus bens lá em seu país, é tão importante quanto sorrir e dar uma força para os haitianos que procuram emprego pelas ruas de São Paulo.

Mas a vida é assim, ou melhor, talvez seja assim mesmo, pois o ser humano é muito humano, pena que até hoje não descobrimos se isso é bom ou mau.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s